sexta-feira, 26 de julho de 2013

Dia dos avós

Sério mesmo que existe um dia só para os avós? Isso começou quando e por quê? Eu sinceramente não me lembro de ter feito um bilhetinho para meus avós na escola... Nunquinha... Deve ser mais uma data comercial.
Mas enfim, isso me fez pensar em meus queridos avós. Hoje sou órfã de avós, mas tive muitas lindas experiências com meus queridos.
Meu avô por parte de pai não conheci, nem minha mãe conheceu seu sogro... Minha avó por parte de pai era uma senhora pequena de cabelos cumpridos e branquinhos feito algodão. Lembro-me muito bem dela, pois, nos deixou fisicamente há pouco tempo. Lembro-me do pau de rosca de polvilho em cima do fogão a lenha, e daquele cheirinho de café fresquinho (eu nem gosto de café, mas o cheiro me leva a lembranças incríveis). As comemorações de ano novo eram em sua casa, uma modesta casa cheia de tios, primos e amigos. Rolava amigo secreto e tudo era muito divertido...
Meus avós por parte de mãe foram quase que pais para mim. Infelizmente minha avó faleceu quando havia completado 3 anos, mas ainda tenho alguns registros dela em mim. Moramos com ela e minha mãe conta que eu adorava fazer cavalinho em sua perna. Que ela me mimava e me cuidava como ninguém...
Meu avô também se foi há 3 anos atrás então esse realmente lembro-me de muita coisa. Depois que a vó faleceu moramos um pouco com ele, eu o acompanhava na praia, na missa e nos passeios. Mais tarde, ainda adolescente, sentava ao seu lado e ouvia suas histórias. Fiz questão de saber como ele conheceu a vó e como foi sua infância. Eu realmente lhe ouvia. E isso me tornava especial aos seus olhos. Éramos de times rivais e poder rir um do outro quando os times perdiam nos tornava ainda mais íntimos e amigos... Quanta saudade. Prometi-lhe que no seu aniversário de 90 anos me casaria e ele e meu pai me levariam ao altar... Não cumpri, casei um ano após seu falecimento, se eu pudesse voltar no tempo...
Contudo, tenho ricas recordações de meus avós, histórias que lembro com requintes de detalhes, histórias que me contam e tento guardar comigo. Ter avós é uma benção.
Hoje vejo minha filha tendo a mesma relação de amor com seus avós e fico muito feliz. Minha pequena vê meus pais praticamente todos os dias e vê-la tão feliz nos braços deles é algo de que me orgulho.
A Valentine tem avós relativamente jovens, então a relação é gostosa e linda. Eles têm saúde pra fazer cavalinho, balancinho e fazer suas vontades todas.
Ela simplesmente ama passar o dia na casa dos avós maternos e paternos, ela não sabe me contar tudo que faz com os avós, mas vimos em seus olhos a alegria e satisfação que é poder ter ao seu lado pessoas que tanto lhe ama e respeita.

Sou infinitamente grata por tanto amor dedicado a ela, e realmente acho que todos os dias deveriam ser dia dos avós. Dos avós presentes que amam e curtem seus netos.

Um beijo no coração de cada avô e avó! 


                                          Meus pais (vovô Elias e vovó Elizete)

                               Pais do Adriano (vovô Orion e vovó Terezinha)


                                                  A Bisa Ozair (avó do Adriano)

                                  Meu avô - in memorian (comigo e minhas primas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário