quarta-feira, 2 de abril de 2014

Dia A de Autismo

Hoje é o dia A!
Dia da Conscientização Mundial do Autismo.
E porque existe esse dia? Porque ainda temos muito que lutar pelas pessoas que são "diferentes", porque simplesmente a sociedade na sua maioria não entende e não respeita suas diferenças.
O Autismo diferentemente de muitas outras síndromes não é de fácil diagnosticação e existe muitas divergências acerca de seus traços. As infinitas variações muitas vezes fazem com que até mesmos profissionais da saúde fiquem na dúvida e não fechem um diagnóstico precoce. Hoje com uma boa equipe multidisciplinar já se consegue um diagnóstico antes mesmo dos dois anos de idade e isso amplia muito a qualidade de vida da criança.
A dificuldade se estabelece porque o Autismo é uma disfunção global no desenvolvimento, afetando as áreas de comunicação e de socialização.
Uma criança autista por exemplo, pode não se comunicar verbalmente, porém, ter suas áreas de aprendizagem e intelectualidade preservadas. Há outras que terão a fala desenvolvida, mas terão padrões de repetição, comportamentos rígidos e restritos.
É sabido que muitos na sua vida adulta conseguirão se desenvolver e ter carreiras e vida social desenvolvida, outros não.
Mas todo esse papo nada tem haver com o seu dia de conscientização, até porque quando uma família recebe o diagnóstico que uma criança tem Autismo certamente essa família vai buscar todas as referências de como agir e estimular esta criança.
O dia de conscientização se dá muito mais para quem está fora dessa realidade e simplesmente julga, não entende.
Há muitos mitos criados acerca do Autismo, quem nunca ouviu dizer que crianças autistas "vivem em um universo só deles"? Ou ainda que "eles não possuem sentimentos"?
Mas quem convive com crianças e/ou adultos com autismo sabe que eles são sim pessoas amorosas, porém, muitas vezes tem sua própria forma de demonstrar esse sentimento.
Crianças com autismo também possuem desejo de brincar, de se divertir, porém, por vezes tem de ser mais encorajadas que as outras crianças.
Muitas vezes são extremamente inteligentes e observadores.
O que devemos ter em mente sempre é que independente da criança, o AMOR é sempre uma excelente ferramenta. Independente se ela tem autismo ou não, o amor quebrará qualquer barreira e a ligará com essa criança.
O amor somado a conhecimento certamente fará essa criança se desenvolver. Se desenvolver no seu tempo, no seu ritmo..

Por ser psicóloga conheço alguns pais de crianças autistas e suas lutas. Acompanho sem muita proximidade, mas mesmo de longe percebo algumas coisas importantes:

Todos esses pais têm profundo amor e respeito por suas crianças;
Todos esses pais querem o melhor para seus filhos;
Todos esses pais têm dias difíceis, dias de frustrações;
Todos esses pais vibram com pequenos desenvolvimento de seus filhos;
Todos esses pais não trocariam seus filhos por nada nesse mundo;
Todos esses pais gostariam que a sociedade não tivessem pena de seus filhos e sim respeito;
Todos esses pais acham suas crianças mais lindas e fofas desse mundo.

E aí difere muito de você pai e mãe que tem uma criança "normal"? Claro que não, todos nós desejamos isso para nossos filhos. Amor, respeito e felicidade.
Portanto não sinta pena, não julgue, não aponte o dedo. RESPEITE, ACOLHA , COLABORE!


Que essa luta não seja lembrada apenas nesse dia...





Nenhum comentário:

Postar um comentário