quarta-feira, 19 de março de 2014

Musicalizando a vida

Você já ouviu falar o quanto a música é importante nas nossas vidas?
Conheço uma série de pessoas que afirmam que suas vidas têm trilha sonora, a minha tem.
Quando estou triste, vou lá e coloco a música mais fossa que tenho pra "refletir" e sofrer com prazer...
Quando estou alegre qualquer música serve, mas tenho minhas preferidas.

Cresci ouvindo Legião Urbana, Lulu Santos, Beatles e tantos outros...
Não tenho nenhum preconceito com qualquer estilo musical. Algumas não escuto no meu dia a dia por gosto, mas se tocar numa festa danço todas...

Para a criança a música também é indispensável. É um espaço de criação e aprendizagem.
Músicas com coreografia que estimulam a coordenação motora. Através da música a criança se socializa, cria um mundo imaginário, aprende novas palavras e formas de comunicar.

Criança geralmente tira som de tudo, vê uma panela e uma colher e começa a "batucar". Aos nossos ouvidos isso pode parecer um tanto chato, mas para criança é uma descoberta incrível, afinal está registrando os diferentes sons que os objetos nos dão.

A música está sempre presente em nossa casa. Marido músico tem vários instrumentos espalhados e a filha vai seguindo o mesmo caminho. Ela adora seus violões e o teclado do papai.

Eu que há muito perdi o interesse pela televisão venho me envolvendo na musicalização da pequena. Geralmente antes de dormirmos tem "seresta" em nossa cama. Cantamos cantigas de roda e músicas que ela aprende na escola.

A Valentine também não se interessa pela TV, exceto se houver música. Ela adora a tal Galinha Pintadinha justamente porque é toda cantada. Outro tipo de desenho não lhe desperta interesse algum, e eu não insisto muito e acho ótimo que esse objeto (televisão) esteja sendo deixado de lado. Enquanto a televisão está desligada temos tempo de criarmos novas histórias, novas músicas, novos aprendizados e claro, firmarmos cada vez mais nosso vínculo.

Aqui tem música pra comer, escovar os dentes, acordar e todas inventamos na hora. Acho muito engraçado porque ela entra na brincadeira e sai cantando, inventando, ou seja, criando!

Bora cantar com as crianças também?


Valentine com seu primeiro violão



                                                         Valentine com o violão do papai


Esses são dois vídeos fofos da nossa pequena, mas no nosso canal do youtube tem mais!





Nenhum comentário:

Postar um comentário